O filme ‘Como estrelas na terra’ fala da temática que “toda criança é especial”. A trama conta a história de uma criança que tem um brilho especial, mas que sofre de dislexia, sem ter esse diagnóstico. Apesar das dificuldades escolares apresentadas e de ter um funcionamento diferente, ela tem um grande brilho. Na essência todas as crianças são importantes e funcionam de modo único e especial. No enredo ela não é compreendida pelos professores e por seus pais, diante das dificuldades apresentadas.
Ishaan Awasthi, uma criança de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de reprovar novamente.
Desta forma toda a trama revela um grande sofrimento por parte da criança e também da família, quando passam por situações similares. Atualmente as crianças são cobradas por padrões preestabelecidos, onde ela deve manter um modo de estudar e agir. E quando elas funcionam diferente muitas vezes ficam privadas de desenvolver todo o seu potencial. E por não corresponderem a certos padrões acabam sendo rotuladas.
No filme os valores tradicionais são levados a sério. A rigidez da tradição dificulta as pessoas de visualizarem a grande capacidade da criança, que vai além dos valores tradicionais.
Após assistir esse filme sem sombra de dúvida ocorre uma transformação enorme no olhar a criança com dislexia e no grande potencial que ela tem!!!
Pessoas famosas e que foram diagnosticadas com dislexia, evidenciam a grande capacidade desses famosos. Entre essas pessoas temos: Albert Einstein, Henry Ford e não para por ai… Steve Jobs. No cinema nos deparamos com Woopi Goldberg, Will Smith, Tom Cruise. Os feitos de Pablo Picasso, Thomas Edson, Charles Darwin, Agatha Christie e entre tantos outros também esta mais o Walt Disney. Não preciso nem mencionar a grande capacidades desses famosos e disléxicos!!!!!
A cognição do disléxico
Os estudos científicos evidenciam que o disléxico apresenta falhas no processamento auditivo, ou seja, aquilo que ele escuta não funciona como é esperado. Então aquilo que ele escuta fica truncado dificultado a sua compreensão. Tal dificuldade pode ser leve, moderada ou grave. Mas terá uma repercussão na aprendizagem da criança.
É comum o diagnóstico acontecer quando a criança inicia vida academia. Mas ressalto que nem todas as crianças são consideradas disléxicas só porque trocam as letras, por exemplo. Pois é comum esse comportamento quando a criança esta sendo alfabetizada. Uma avaliação neuropsicológica pode ser solicitada para melhor compreender se os erros estão relacionados a dislexia.
Na avaliação neuropsicológica a criança poderá apresentar uma dificuldade na sua capacidade visuoespacial e memória operacional. A organização visuoespacial é a capacidade de relacionar, no espaço, dois ou mais objetos em relação uns aos outros. Por isso as letras ficam distorcidas quando o disléxico realiza uma leitura, como mostrado no outdoor. E a memória operacional é uma memória de curta duração, chamamos de uma memória on-line, ela é extremamente importante porque ela faz uma relação com a memória de longa duração.
Dislexia e tratamento
O tratamento é realizado por vários profissionais: neurologistas, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos. Os familiares precisam receber atenção e orientação por parte dos profissionais. A escola também precisa ser orientada da melhor forma de atuar para o melhor desempenho da criança.
Adulto e dislexia
Observo na prática clinica, que muitos transtornos, principalmente os que são considerados leves acabam não sendo diagnosticados na infância. São aqueles alunos que muitas vezes apresentam notas escolares baixas. Mas mesmo com dificuldades acabam passando de ano. A dificuldade persiste nos outros anos e pode ocorrer até a chegada na Universidade. E somente nesse momento procuram ajuda. Pois normalmente se identificam com um artigo lido ou alguém próximo que esteja passando por tratamento. Algumas pessoas abandonam os estudos, devido a dificuldade de aprendizagem que faz parte da sua vida.
Se você ou alguém que você conhece está passando por isso, busque, ou oriente a pessoa a buscar, ajuda.