Nasce uma estrela

Os filmes nos ajudam a pensar a respeito de alguns temas. E no “Nasce Uma Estrela“, Jackson Maine (Bradley Cooper) é um cantor no auge da fama. Um dia, após deixar uma apresentação, ele para em um bar para beber algo. É quando conhece Ally (Lady Gaga), uma insegura cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Jackson se encanta pela mulher e seu talento, decidindo acolhê-la debaixo de suas asas. A Ally ascende ao estrelato. E o Jackson vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool. Na neuropsicologia o alcoolismo pode afetar a percepção, atenção, funções executivas e memória. Então alcoolismo é o link do filme e da neuropsicologia.

Musica do filme: https://www.letras.mus.br/lady-gaga/shallow-feat-bradley-cooper/traducao.html

Alcoolismo

O alcoolismo causa uma dependência física e psicológica da substancia. Logo, essa dependência faz com que o indivíduo apresente uma tendência ao isolamento. Desta forma, a pessoa começa ficar longe dos amigos e familiares. Potencializando o agravamento da doença. Consequentemente comprometendo os seus relacionamentos.

O consumo alcoólico é nocivo. E além de comprometer aspectos físicos e psicológicos pode também ser prejudicial a cognição. Desta forma, a percepção, a atenção a memória e funções executivas ficam prejudicadas. A propósito não é à toa que bebida e direção não combinam.

O álcool no sistema nervoso provoca um afrouxamento do que na neuropsicologia chamamos de, controle inibitório. Ele é responsável por inibir alguns pensamentos e também comportamentos. Então, esta função é extremamente importante. Pois não podemos fazer tudo que nos vem a cabeça.

Alcoolismo e a Cognição

A percepção de um perigo eminente pode passar desapercebida sob efeito do álcool. A atenção que é a capacidade de focar em determinado objeto, ou situação, ficará alterada sob uso etílico. Com a percepção e a atenção prejudicadas consequentemente outros domínios cognitivos como, por exemplo, a memória e funções executivas ficarão prejudicadas também.

O controle inibitório é um domínio cognitivo que faz parte de um termo genérico que chamamos de Funções executivas. Desta forma este termo contempla as ações que o lobo frontal é o responsável.

O controle inibitório funciona como uma chave fechando alguns impulsos. E é justamente ai que o álcool entra. Mudando o comportamento das pessoas. Deixando elas mais à vontade para fazer algo, que se estivessem sóbrias possivelmente não fariam. E através da busca de um encorajamento cada vez maior é que torna-se recorrente o aumento das doses.

Alcoolismo e o Comportamento

E que atire a primeira pedra, quem nunca saiu numa balada e flertou com uma pessoa de beleza duvidosa e que mesmo com conselho de amigos seguiu em frente e depois se arrependeu amargamente. Porém o alcoolismo vai além de um simples porre de fim de semana.

Síndrome de Korsakoff

A síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma lesão no diencéfalo, especificamente no núcleo dorsomedial do tálamo e nos corpos mamilares. Consequentemente é uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à carência de vitamina B1 (tiamina). Essa síndrome é frequentemente causada pelo consumo excessivo de álcool e má alimentação.

Tratamento

Os profissionais precisam saber, primeiramente sobre a quantidade e a frequência que o álcool é consumido pelo indivíduo. Também é necessário saber do relacionamento com familiares e amigos. Se já tentou parar de beber e não conseguiu. Também se já houveram criticas a respeito do seu modo de beber. A condução adequada do tratamento se dá pelo conhecimento da relação do indivíduo com a bebida. E para algumas pessoas é necessário a abstinência total da bebida.

O apoio da família, amigos e grupos terapêuticos são relevantes. Os reforços positivos devem ser feitos a cada conquista realizada. Mas algumas pessoas precisam de internamento para desintoxicação.

Alguns danos cognitivos podem ocorrer devido ao uso abusivo de álcool. Então o processo de reabilitação física, psicológica e cognitiva deve ser observado em todo o curso do tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat
Rolar para cima