Sim, e os domínios cognitivos são: Percepção, memória, atenção, linguagem, praxias, funções executivas e também capacidade de visuoconstrução. Numa avaliação neuropsicológica é importante averiguar todos os domínios cognitivos. É necessário compreender onde os possíveis déficits podem estar. E se aquele domínio cognitivo que está relacionado com a queixa do paciente, pode ser a causa de outros déficits ou se é consequência de outros déficits.
No final da avaliação o neuropsicólogo deve dar um feedback ao paciente. É de extrema importância conversar com o paciente e também com os familiares, quando necessário, acerca dos resultados. O paciente precisa compreender os resultados do que ela fez e quais são os direcionamentos a partir do feedback.
Os pacientes podem levar os testes realizados para casa?
Não. O que o paciente leva para o médico é o laudo psicológico/neuropsicológico, todos os testes, sem exceção são de domínio do neuropsicólogo que deve fazer a guarda desses documentos, conforme determinações do Conselho Federal de Psicologia. Os testes são ferramentas importantes, mas o resultado destes deve ser somado a história do paciente, observações clinicas, então o laudo se baseia em várias fontes de informações e essas informações são o embasamento que o profissional irá colocar no laudo.